terça-feira, 26 de julho de 2011

Por que eu escolhi a educação física?

Neste início do semestre como é de costume, esta pergunta está sempre presente, principalmente nas turmas iniciais, buscamos sempre fazer essa reflexão com todos, agora mais ainda, afinal, são quase 200 alunos ingressando no ensino superior, optando pelo curso, investindo tempo, desejos, sonhos...
Apesar de simples, tal questionamento é recheado de significados, talvez essa seja a pergunta que eu me faço todo dia, principalmente porque, gosto da resposta que encontrei pra mim...
Variadas foram as dos alunos, "gosto de praticar esporte", "sempre me identifiquei com o curso", "há uma carência de profissionais na região", "já dou aulas e preciso da formação"... outras são menos empolgantes, mais duvidosas, como se um grande ponto de interrogação estivesse sendo carregado nas costas, "foi a oportunidade que tive", "queria fazer enfermagem mas educação física é a minha segunda opção", "não sei ainda, espero descobrir ao longo do curso"...
É engraçado como essas coisas acontecem, até pouco tempo atrás, sentado nas carteiras da faculdade, olhava para os meus professores que diziam: "quem ainda não sabe porque está aqui, trate de saber, do contrário, só irão passar pela Universidade, como muitos já fizeram e hoje estão por aí, sem saber ainda o que querem da vida"... Esses "puxões" de orelha talvez serviram pra que buscássemos entender melhor o que fazíamos alí, naquele espaço, naquele curso... Ao passo que diziam isto, nos seduziam com os encantos do "ser" educador físico, cada um do seu jeito, com sua paixão pelo que faziam... Tenho certeza que é isto que me faz valorizar cada resposta destes alunos, para aqueles que gostam, trabalham, pensam e sonham que a educação física pode modificar suas vidas, fica o exemplo e a certeza disto... para aqueles que ainda não sabem se ela é capaz de fazer isto, não se preocupem, vocês verão que esta é sem dúvidas uma daquelas verdades incontestáveis que a gente vê e crê...
Quanto a minha resposta, aquela a que me referi lá no início do texto... ela é a mais simples e a mais importante que encontrei na vida, tudo que eu tenho, sou e aprendi eu devo a educação física.

2 comentários:

  1. A verdade interior é capaz de inspirar as pessoas ao nosso redor. Penso que se trata disso aqui.

    ResponderExcluir
  2. São muito bons os textos do Rubem Alves,um bom livro seu é "Conversas com quem gosta de ensinar".

    ResponderExcluir